Facejus: Uma rede social para estudantes de Direito

Que bom seria uma rede social exclusiva para operadores de Direito, não? É essa a proposta do Networking Jurídico FACEJUS: ser uma rede social voltada exclusivamente para advogados e estudantes de Direito, visando o compartilhamento de experiências jurídicas.  Na rede social, os usuários podem organizar eventos, usar perfis de membros para identificá-los com fotos e nomes, promover conversas por meio de grupos, fóruns, bate-papos e fluxos de atividades. 
Já na página inicial do site, podemos visualizar menus laterais com feed de notícias de portais como OAB, STF, STE, também de sítios como o Última Instância,  CNJ e Consultor Jurídico. E mais: subseção de vídeos jurídicos, relação de mensagens do blog e de aniversariantes que fazem parte do FACEJUS.
A "porta de entrada" conta ainda com uma "timeline", com as últimas atividades dos usuários, além de fóruns de discussão, tais como "Cotas Sociais", "Debate no Senado sobre o Novo Código Penal" e "Estatuto da Magistratura". 

Como se cadastrar?

Rede Social feita especialmente para o advogado e o estudante de direito.
  1. Acesse facejus.adv.br;
  2. Clique em "Registre-se" ou num dos ícones para vincular sua conta a uma das redes sociais convencionais;
  3. Após preencher o cadastro, confirme seu endereço de e-mail, clicando no link encaminhado ao e-mail de cadastro;
  4. Preencha os demais dados: Nome completo, sexo, país, cidade, estado, foto de perfil, n. da OAB, áreas de atuação, e-mail - e clique em "Associar-se";
  5. Pronto! Você já fez sua parte. Importante: os detalhes de seu perfil precisam ser aprovados pelo administrador antes de se tornar membro de FACEJUS - Networking Jurídico. Você receberá um e-mail assim que seu perfil for aprovado.
  6. É clicar em "Continuar" e aguardar o recebimento de e-mail de aprovação.
*Para elaboração desse post, seguimos os passos acima e o cadastro foi aprovado após algumas horas.


Cadastrado, aprovado e logado?


Devidamente logado, você pode convidar amigos, adicionar conteúdos, apps, ter acesso à sua caixa de entrada, amigos, alertas e configurações. Em termos de status, pode-se publicar mensagem no blog, tópico, evento, vídeo, foto, com a opção de compartilhamento simultâneo no facebook e twitter.
Você terá a sua disposição as seguintes páginas:

  • PRINCIPAL - Conta com os serviços descritos no inicio desse post, a saber, feed de notícias jurídicas, últimas atividades dos membros, rol de membros, fotos, fórum, mensagens de blog, aniversários dos membros, eventos e  videos;
  • CONVIDAR - Nessa página, podes convidar seus contatos para fazer parte da rede social;
  • MINHA PÁGINA - Contém o registro de suas últimas atividades, suas mensagens de blog, tópicos, eventos, grupos, fotos, álbuns de fotos, vídeos e curtições. Apresenta ainda sua relação de amigos, opção para adicionar RSS, informações do perfil e caixa de recados. É possível, por fim, conferir quem está na "Sala Principal" e quais são os "Membros Online";
  • MEMBROS - Apresenta a relação de membros da rede social. É possível visualizar o perfil destes, "adicionar como amigo" e "enviar mensagem";
  • FOTOS - Apresenta todas as fotos postadas no FACEJUS;
  • VÍDEOS - Contém rol de vídeos inseridos na rede social;
  • EVENTOS - Inclui calendário, rol de eventos populares e opção de adicionar novos eventos, conferir próximos eventos, eventos anteriores e seus eventos.
  • BLOGS - Apresenta todas as mensagens do blog, um rol de últimas mensagens, mensagens populares, tópicos do blog com tags e arquivos mensais;
  • BATE-PAPO - Essa é a página do "compartilhe suas experiências jurídicas". Contém conversas ativas, sala principal e membros online.
  • GRUPOS - Apresenta a relação de grupos da rede social, a opção de adicionar novos e participar dos existentes;
  • FÓRUNS -Inclui as discussões em fórum e a opção de inserir novas pautas.
Conclusão: Trata-se de rede social limitada, ainda sem muita divulgação, mas pode tornar-se uma ótima opção, ao menos em termos de notícias jurídicas, ou mesmo de discussão acadêmica, a depender da rede de amigos e entrosamento no meio virtual. No mais, fica a dica ;)

Postar um comentário