Filmes para um Estudante de Direito

A seguir, apresentamos uma seleta dos filmes já citados em nossas Dicas para um estudante de Direito, disponíveis no You Tube. São filmes cujo teor se aproxima da seara jurídica. Enredos fascinantes, que guardam afinidade com o universo forense.

Doze Homens e Uma Sentença


Sinopse: Onze jurados estão convencidos de que o réu é culpado por assassinato. O décimo segundo não tem dúvida sobre sua inocência. Como poderá este homem fazer com que os outros cheguem à mesma conclusão? É um caso de que, aparentemente, há provas avassaladoras contra um adolescente acusado de matar seu pai

Julgamento em Nuremberg 


Sinopse: Três anos depois do final da II Guerra Mundial, Dan Haywood (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, a de presidir o julgamento de quatro juízes nazistas, que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu, durante a II Guerra. A pressão política é enorme, a medida em que surgem as provas de esterilização e assassinato, pois a Guerra Fria está chegando e, ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disso, os governos aliados querem esquecer o passado.
O Mercador de Veneza


Sinopse: O longa conta a história de Bassanio (Fiennes), um jovem que pede a Antonio (Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins, de ´De Repente 30´). Antonio é rico, mas não possui no momento o dinheiro para emprestar à Bassanio. Para conseguir o dinheiro para o amigo, Antonio recorre ao judeu Shylock (Pacino), que empresta a quantia, com a seguinte condição: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria pele a Shylock.

O Processo


Sinopse: Em uma manhã qualquer, Joseph K. (Kyle MacLachlan) acorda com a presença de dois homens que o informam que ele está preso. Em liberdade, ele aguarda seu julgamento, passando a conviver com o medo e a angústia, enquanto tenta provar que é inocente. Este seria um enredo comum se não fosse por um único detalhe: Joseph K. não faz ideia do crime que cometeu e todos os detalhes da acusação são sigilosos, sendo apenas conhecidos pela Corte Suprema que o julgará. 

O Advogado dos Cinco Crimes

Sinopse; Advogado (Cuba Gooding Jr.) perde sua licença devido um ataque de consciência em pleno tribunal, e resolve escrever um livro. Pega emprestado um volume inédito com um conhecido, em busca de inspiração, mas quando vai devolvê-lo encontra o autor morto. Decide publicar o livro como sendo seu e faz sucesso imediato. Mas a situação se complica quando um detetive descobre que os crimes relatados no livro são reais.


Tens alguma dica? Deixe o link do filme nos comentários!

Postar um comentário